Em muitas empresas, os departamentos de impressão internos tornaram-se centros de competência e serviços. Quais são as estratégias por trás disto, quais são as receitas para o sucesso e as recomendações concretas de medidas para gráficas internas à prova do futuro?
1. Saia do choque! Torne-se importante!
Em geral, muitas gráficas internas carecem de modelos de negócio claros, integração na empresa e uma estratégia de impressão interna. Portanto, o primeiro passo é tomar a iniciativa. As gráficas internas têm de se levar a sério e tornar-se importantes. Em primeiro lugar, precisam de tornar-se visíveis para a administração e ter a determinação de sair do ciclo de problemas de pessoal, falta de equipamento, poucas ofertas e, por conseguinte, poucos pedidos.
2. Garantir o apoio da administração
As gráficas internas modernas têm o ímpeto de abrir novos caminhos, expandir as suas ofertas de impressão e fornecer serviços e soluções a partir de uma única fonte. Mas precisam da estabilização e da definição de metas pela administração para que a gráfica interna seja bem-sucedida. É aí que a importância da impressão interna deve ser firmemente definida. Afinal, é aqui que as decisões de investimento são finalmente tomadas, seja para novos funcionários de impressão, hardware ou software. A administração também pode estipular que os departamentos especializados apenas encomendem os seus trabalhos de impressão internamente. Iniciar a comunicação com a administração e usar ocasiões como a renovação de contratos de manutenção.
3. Expanda o negócio da impressão, procure novas tarefas
Converse com a sua equipa sobre os pontos fortes e fracos da gráfica interna. Explore as experiências existentes para criar novas estratégias e ofertas. Analise também as fraquezas e a disposição da equipa para aprender algo novo e adquirir novas competências. Com base nestas descobertas, podem ser desenvolvidas novas ofertas para o portfólio interno da gráfica. Seja na preparação da impressão, no design da brochura de pré-impressão.Uma gráfica interna pode, assim, tornar-se o prestador de serviços preferido para o departamento de marketing, por exemplo.
4. Foco nas necessidades do cliente
5. Fazer marketing das vantagens de um prestador de serviços interno
6. Establecer lojas virtuais e automação
Uma loja virtual é essencial para atrair novos clientes e fidelizá-los. Isto transforma a gráfica interna num verdadeiro centro de serviços. Tal serviço web-to-printshop (Web para gráfica) também cria o pré-requisito para conquistar clientes externos, por exemplo, empresas mais pequenas do mesmo setor ou outros municípios do setor público. A chave é eliminar os obstáculos de IT com antecedência.
7. Os conceitos certos de IT
Ao integrar uma loja virtual, e em muitos outros projetos de automação, os conceitos certos de IT são cruciais, caso contrário, as lojas virtuais não serão viáveis por questões de segurança e os projetos fundamentais ficarão presos na fase de teste porque falham devido a restrições de IT. A coordenação antecipada com o departamento de IT ou a gestão interna de IT é, portanto, essencial para os negócios de gráficas internas à prova de futuro.
8. Fique atento ao mercado: esteja aberto e seja proativo para novos conceitos, tais como a impressão na cloud
“Como diversificar em gráficas - 7 dicas para mais sucesso e crescimento”.