Em 2005, a Konica Minolta apresentou a marca bizhub para as suas
MFP (impressoras multifunções)
na Europa e, por isso, é com orgulho que celebra o seu 20.º aniversário este ano. Como o hub centralizado para impressão, cópia, fax e digitalização, as MFP da Konica Minolta desempenharam sempre um papel importante no local de trabalho e evoluíram com as necessidades em rápida mudança do escritório contemporâneo. O nome «bizhub» resulta da combinação de «biz», abreviatura de «business» (negócio), com «hub», que significa um centro de um lugar ou atividade, e um retransmissor de rede baseado no conceito de «colocar o utilizador no centro dos negócios». Nesta entrevista, Olaf Lorenz, Diretor-geral da Divisão de Marketing Internacional da Konica Minolta Business Solutions Europe, explica como o local de trabalho mudou nos últimos 20 anos e como a Konica Minolta adaptou as suas MFP em concordância.

Olaf, como é que o escritório de 2005 se compara com o escritório dos dias de hoje?

Olaf: O escritório de há vinte anos não seria completamente irreconhecível nos nossos dias. Tinha computadores de secretária e portáteis que utilizavam a antiga plataforma Microsoft Windows XP, juntamente com uma conectividade mais básica à Internet, e-mail e versões iniciais de mensagens instantâneas.

Muitos escritórios ainda dependiam de telefones fixos para comunicações de voz fiáveis. A tecnologia dos telemóveis era ainda bastante básica comparada com as expectativas modernas. Os dispositivos móveis, como os conhecemos atualmente, ainda estavam a dar os primeiros passos: os
dispositivos portáteis BlackBerry, lançados em 1999
, foram inovadores na época pelas suas capacidades de conectividade móvel, mas o smartphone moderno com aplicações só chegou em 2007 com o
primeiro iPhone da Apple
.

Uma vez que muitas tecnologias de escritório estavam fisicamente associadas ao espaço tradicional de escritório, era mais desafiante oferecer acesso a serviços de IT fora dos escritórios. A utilização de uma secretária partilhada durante visitas a outros escritórios poderia implicar a utilização de um cabo para ligação a computadores portáteis e as comunicações como o e-mail geralmente exigiam estar sentado numa secretária. Era praticamente impossível para a maioria dos trabalhadores tirar partido da flexibilidade do trabalho remoto e híbrido moderno.

Isto contrasta profundamente com os dias de hoje, onde os escritórios estão equipados com tecnologias avançadas, como ferramentas de IA, computação na cloud e soluções de smart office (escritório inteligente). As ferramentas de colaboração, como as plataformas de videoconferência e de reuniões virtuais, são essenciais, comuns e muito acessíveis. Estes elementos impulsionam os modelos de trabalho híbrido altamente flexíveis que apresentam mais opções para os trabalhadores e ajudam a impulsionar a produtividade ao oferecer serviços completos de escritório em casa e em locais remotos, sem a necessidade de deslocações casa-trabalho demoradas.  

Quais foram algumas das principais alterações na tecnologia e nas práticas do local de trabalho nos últimos 20 anos? 

Olaf: Sem dúvida que uma das maiores mudanças foi a introdução da Computação na Cloud, que foi explorada por pioneiros como
Amazon Web Services (AWS) em 2006
, permitindo aos negócios armazenar e aceder a dados e aplicações através da Internet. A Computação na Cloud também fomentou o desenvolvimento de plataformas de escritório como o
Office 365 da Microsoft em 2011
, enquanto proporcionou às empresas mais agilidade, escalabilidade e eficiência de custos, uma vez já não é necessário investir fortemente em servidores físicos e infraestruturas. A adoção de smartphones referida acima desde o primeiro iPhone da Apple em 2007, em conjunto com a Computação na Cloud, foi uma revolução que tornou possível o trabalho móvel, tal como o conhecemos atualmente.

Estas revoluções tecnológicas foram também necessárias no contexto das alterações geopolíticas e das mudanças na sociedade em geral. Basta pensar na
crise financeira mundial de 2008
, que obrigou as empresas a reduzir drasticamente os seus custos.

Ou a pandemia de Covid-19 desde 2020, que acelerou a mudança para o trabalho remoto e levou a uma força de trabalho mais distribuída e flexível. Vejamos o exemplo do trabalho híbrido: o Microsoft Teams, por exemplo, foi lançado em 2017, mas só conheceu um verdadeiro crescimento após a pandemia, resultando em mais de
320 milhões de utilizadores
em todo o mundo atualmente.


No relatório de 2022
, a UE refere o aumento significativo de atividades cibernéticas maliciosas no contexto da agressão da Rússia contra a Ucrânia. A questão da segurança informática no local de trabalho tornou-se mais importante do que nunca. A Computação na Cloud, em específico, ajudou a aumentar o nível de segurança.

O que também assistimos nos últimos anos foi a uma maior promoção da diversidade, equidade e inclusão (DEI) no local de trabalho, impulsionada por uma mudança significativa na mentalidade influenciada por movimentos como o «Black Lives Matter» e a campanha «Me too» durante a década de 2010, embora recentemente também tenha havido um
crescimento no sentimento anti-DEI
.

Ou vejamos o movimento The Great Resignation (A Grande Demissão) em 2021–2022, que resultou numa escassez de mão de obra qualificada. Esta situação levou a um maior foco na retenção de talentos, concentrando-se no bem-estar dos colaboradores e criando uma cultura positiva no local de trabalho que se alinha com os valores e aspirações dos colaboradores.

A escassez de mão de obra qualificada também acelerou a revolução da IA Generativa como veículo para utilizar os recursos humanos existentes de forma mais inteligente e aumentar a produtividade.

Outro exemplo é o
Acordo de Paris de 2015
, em resposta à crescente Emergência Climática. Consequentemente, o tema da responsabilidade ambiental tornou-se cada vez mais importante nas empresas, com as tecnologias favoráveis à eficiência energética e a utilização de materiais reciclados a tornarem-se ainda mais importantes. Os processos de economia de papel também ganharam mais atenção como resultado, embora o conceito de «
Escritório sem Papel
» em si não fosse uma novidade.

Para além das razões ambientais, o carácter prático e a redução de custos também desempenharam um papel importante na mudança de documentos em papel para documentos eletrónicos e deram um enorme impulso aos sistemas de gestão de conteúdos empresariais.

Além disso, nas duas últimas décadas, a UE introduziu igualmente uma série de legislação que afetou os locais de trabalho em toda a Europa. Por exemplo, a
Diretiva Tempo de Trabalho
, introduzida em 2003 para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores, estabeleceu uma semana de trabalho máxima de 48 horas, incluindo horas extraordinárias, e impôs a obrigação de, pelo menos, quatro semanas de férias anuais remuneradas. Na mesma linha, a
Diretiva Licença Parental adotada em 2010
concedeu aos pais um mínimo de quatro meses de licença parental, promovendo o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, e a igualdade de género no local de trabalho. Ao nível das operações comerciais, uma das maiores alterações nas regulamentações de dados foi o
Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) de 2016
, uma vez que teve um impacto profundo na proteção de dados. A diretiva de
Segurança das Redes e da Informação (SRI)
foi igualmente introduzida em 2016 para aumentar o nível geral de cibersegurança em toda a UE. Desde então, esta foi também substituída pela
Diretiva SRI2
, introduzida em 2023 para reforçar os requisitos de cibersegurança, estabelecendo padrões mais elevados e alargando o âmbito a mais setores e entidades. 

Como é que os dispositivos bizhub da Konica Minolta se adaptaram a estes desenvolvimentos?

Olaf: A gama bizhub da Konica Minolta tem-se adaptado e evoluído de forma contínua para ir ao encontro da evolução das necessidades dos negócios na sequência de todas estas alterações.

Em 2009 e 2010, lançámos uma gama de software de digitalização que, juntamente com os dispositivos bizhub, foi concebida para ajudar as empresas a materializarem o «Escritório sem papel», oferecendo
poderosas capacidades de digitalização e processamento
para o tornar rápido, fiável e fácil de alcançar.

Em 2011, apresentámos uma solução para permitir a
impressão móvel
com os nossos dispositivos bizhub para maior flexibilidade da força de trabalho, o que se revelou valioso para o trabalho híbrido. Além disso, o nosso conceito
bizhub SECURE
foi apresentado no mesmo ano para proteger os dispositivos bizhub contra ciberataques, tendo sido expandido em 2019 com a introdução do Bitdefender Antivirus.

Em 2012, lançámos o IWS (Internal Web Server), que nos permitiu criar conectores para a ligação das nossas MFP à cloud. Com o lançamento do
Marketplace
, simplificámos a forma como as nossas MFP digitalizam para a cloud e imprimem a partir do repositório na cloud, sem a necessidade de quaisquer servidores locais. De um modo geral, o Marketplace, tal como os smartphones, permitiu o acesso a uma vasta gama de aplicações acessíveis através dos painéis das MFP. 

2012 foi também o ano em que a economia de recursos assumiu um papel central nos dispositivos: utilizámos plásticos reciclados nos nossos equipamentos bizhub pela primeira vez. Também melhorámos o nosso toner Simitri® para que pudesse ser fixado a uma temperatura mais baixa. Este processo reduziu o consumo de energia da unidade de fixação em cerca de 10 % em comparação com os modelos anteriores. Continuámos com a bizhub i-Series, que foi lançada em 2019. A maioria dos dispositivos bizhub i-Series apresentava um valor TEC inferior aos dos seus antecessores, graças ao nosso novo toner Simitri® V e a uma nova unidade de fixação na altura, que nos permitiu reduzir a temperatura de fixação em cerca de 15 °C em comparação com os modelos anteriores. A redução do consumo de energia resultou em até menos 25 % de emissões de CO₂ em funcionamento, em comparação com os modelos anteriores. Por último, em 2023, lançámos o nosso programa bizhub Refreshed na Europa para recondicionar os dispositivos bizhub após o seu primeiro ciclo de vida.

Um local de trabalho inclusivo tem de oferecer acesso igual a todas as pessoas, independentemente da idade, incapacidade ou outros fatores. É por este motivo que a Konica Minolta assumiu um compromisso com o
Design Universal
há 20 anos com a introdução da nova marca bizhub. A gama bizhub está equipada com bandejas de papel ergonómicas que podem ser retiradas com o mínimo de esforço, ecrãs táteis de grandes dimensões que podem ser inclinados em qualquer ângulo e códigos de cores que indicam claramente as peças críticas da máquina para evitar possíveis danos ao utilizador.

Acabámos de falar bastante sobre as exigências da sociedade e da economia e sobre a forma como o local de trabalho e a série bizhub se adaptaram. Mas o que também gostaria de destacar é o nosso design inovador, pelo qual recebemos vários prémios nos últimos 20 anos, como o Red Dot Award ou o Good Design Award. Na Konica Minolta, somos da opinião de que os locais de trabalho não só devem funcionar perfeitamente do ponto de vista técnico, como também devem ser visualmente apelativos e fáceis de utilizar para que os colaboradores se sintam confortáveis. Em 2007, por exemplo, lançámos uma nova estrutura elegante com um design Infoline a preto e branco, o que era único no setor na altura, uma vez que a maioria dos dispositivos naquela época eram apenas cinzentos. Além disso, mudámos os painéis das MFP de simples interfaces de utilizador a preto e branco para interfaces de utilizador a cores muito mais modernas.  

O que é que o futuro reserva para o local de trabalho? 

Olaf: Os nossos dispositivos bizhub incluem, por exemplo, o
Intelligent Media Sensor
. Este elemento determina automaticamente o tipo de papel, utilizando sensores e algoritmos desenvolvidos com base na aprendizagem automática e permite definir as condições de impressão ideais para cada tipo de suporte, para uma impressão da mais elevada qualidade.

Atualmente, estamos a trabalhar em diversas formas de tornar os processos documentais ainda mais inteligentes com base na IA, pelo que os nossos dispositivos bizhub são uma parte importante deste processo.

Olhando para as últimas duas décadas, é evidente que a tecnologia tem sempre de evoluir para corresponder às necessidades das pessoas e das empresas, e a nossa série bizhub é um ótimo exemplo disso. São equipamentos que fazem parte de vários processos empresariais e têm-se mostrado eficazes inúmeras vezes, principalmente porque evoluíram para fazer face a desafios complexos. Continuaremos a esforçar-nos para apresentar um design que satisfaz os requisitos futuros do local de trabalho digital. 

20 anos de bizhub

Com as mudanças tecnológicas, sociais, ambientais e geracionais a terem impacto nas prioridades de trabalho, o local de trabalho de hoje está a evoluir. E o mesmo acontece com a série de impressoras multifuncionais (MFP) bizhub i-Series da Konica Minolta. A bizhub i-Series melhorada oferece uma gama de novas funcionalidades e combina a facilidade de utilização com uma poderosa segurança para uma solução de impressão sem compromissos. Capacitar os colaboradores para atingirem os seus objetivos e os ajudar a prosperar. A nova e melhorada gama bizhub i-Series da Konica Minolta tem ambas as características integradas, para lhe permitir fortalecer o seu negócio sem ter de fazer cedências.

Para obter mais informações sobre a nossa bizhub i-Series, clique abaixo.

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Melanie Olbrich
Melanie Olbrich

Senior Corporate Communications & Content Manager