Previsões do mercado de impressão profissional e industrial para 2021

Em 2021, o mercado da impressão industrial, sobretudo de etiquetas e embalagens, permanecerá resiliente e continuará a desempenhar um papel importante. Especialistas da Konica Minolta afirmam que crises como a que resulta da COVID-19 estão a acelerar tendências, nomeadamente, o crescimento da automatização, do e-commerce e da transição do analógico para o digital. A aceleração da automatização permite uma linha de produção completa do início ao fim, bem como a procura por equipamentos de impressão que necessitem de operações menos complexas.


O relatório «Western Europe Digital Label and Packaging Printer Forecast, 2020-2024» realizado pela IDC deixa claro que as marcas desempenharão um papel fundamental na mudança que estamos a assistir, através da transição da impressão analógica para o digital, nomeadamente no setor das etiquetas. A impressão digital permite uma resposta mais rápida perante as exigências dos clientes, que se pode verificar ao longo de toda a cadeia de valor, desde o processo de produção até à rapidez com que os produtos chegam ao mercado.

  • Maior procura pela tecnologia digital

Estudos indicam que há um aumento de pedidos e de aconselhamento sobre a transição de equipamentos tradicionais de impressão de etiquetas para equipamentos de impressão digital.
As gráficas tradicionais estão a ser forçadas a expandir a sua oferta de serviços de impressão à medida que os volumes de offset tradicional diminuem com o tempo.
Olhando para o futuro, o setor de rótulos e etiquetas, por exemplo, continuará a colmatar uma necessidade básica enquanto ferramenta vital para o fornecimento de informações importantes referentes a um produto. Os setores alimentar e de bebidas são apenas alguns dos que continuarão a ser áreas de crescimento para a impressão digital. Em março de 2020, em plena pandemia, a Konica Minolta confirmou esta tendência através de um estudo, já que os volumes de página impressos nos seus equipamentos AccurioLabel, por toda a Europa, cresceram 150 % em comparação com o mês anterior.
Com o aumento do teletrabalho e de escritórios locais, ofertas personalizadas e individualizadas terão cada vez mais procura. Um exemplo é o desenvolvimento da produção local, como o aumento de pequenas marcas de produção artesanal.
A produção digital de etiquetas tem desempenhado um papel importante na cadeia de fornecimento deste tipo de tendências que se revelam inabaláveis.

  • Rápida adaptação e recuperação do mercado
Um estudo realizado pela IDC, designado «Rescaldo da Covid-19 na impressão profissional e industrial», aposta que a crise pandémica atual criou oportunidades, nomeadamente, nos setores das embalagens, rótulos, decoração, sinalética e têxtil.
Enquanto os volumes de impressão a jato de tinta e toner caíram drasticamente durante o primeiro confinamento obrigatório, em toda a Europa, a indústria viu-se forçada a expandir a sua oferta de serviços de impressão digital para de manter relevante.

  • O embelezamento digital é um fator-chave de crescimento
É um mercado que continuará a ser um impulsionador de crescimento chave no setor e, ao mesmo tempo, uma forma lucrativa de os fornecedores de serviços de impressão profissional e industrial se destacarem da concorrência, à medida que o comportamento do consumidor se desenvolve nesse sentido.
Perante estas tendências, a Konica Minolta continuará a apoiar as empresas ao disponibilizar um portfólio adequado às necessidades dos clientes. A empresa continuará a construir a sua presença digital, nomeadamente, através do desenvolvimento de um Showroom Virtual, que permite conhecer as soluções na área da impressão profissional e industrial, funcionalidades e benefícios, por meio de uma experiência interativa e adaptada à nova realidade.

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