Previsões do mercado de impressão profissional e industrial para 2021
Em 2021, o mercado da impressão industrial, sobretudo de etiquetas e embalagens, permanecerá resiliente e continuará a desempenhar um papel importante. Especialistas da Konica Minolta afirmam que crises como a que resulta da COVID-19 estão a acelerar tendências, nomeadamente, o crescimento da automatização, do e-commerce e da transição do analógico para o digital. A aceleração da automatização permite uma linha de produção completa do início ao fim, bem como a procura por equipamentos de impressão que necessitem de operações menos complexas.
Maior procura pela tecnologia digital
As gráficas tradicionais estão a ser forçadas a expandir a sua oferta de serviços de impressão à medida que os volumes de offset tradicional diminuem com o tempo.
Olhando para o futuro, o setor de rótulos e etiquetas, por exemplo, continuará a colmatar uma necessidade básica enquanto ferramenta vital para o fornecimento de informações importantes referentes a um produto. Os setores alimentar e de bebidas são apenas alguns dos que continuarão a ser áreas de crescimento para a impressão digital. Em março de 2020, em plena pandemia, a Konica Minolta confirmou esta tendência através de um estudo, já que os volumes de página impressos nos seus equipamentos AccurioLabel, por toda a Europa, cresceram 150 % em comparação com o mês anterior.
Com o aumento do teletrabalho e de escritórios locais, ofertas personalizadas e individualizadas terão cada vez mais procura. Um exemplo é o desenvolvimento da produção local, como o aumento de pequenas marcas de produção artesanal.
A produção digital de etiquetas tem desempenhado um papel importante na cadeia de fornecimento deste tipo de tendências que se revelam inabaláveis.
- Rápida adaptação e recuperação do mercado
Enquanto os volumes de impressão a jato de tinta e toner caíram drasticamente durante o primeiro confinamento obrigatório, em toda a Europa, a indústria viu-se forçada a expandir a sua oferta de serviços de impressão digital para de manter relevante.
- O embelezamento digital é um fator-chave de crescimento
Perante estas tendências, a Konica Minolta continuará a apoiar as empresas ao disponibilizar um portfólio adequado às necessidades dos clientes. A empresa continuará a construir a sua presença digital, nomeadamente, através do desenvolvimento de um Showroom Virtual, que permite conhecer as soluções na área da impressão profissional e industrial, funcionalidades e benefícios, por meio de uma experiência interativa e adaptada à nova realidade.